sexta-feira, maio 29, 2009

uma noite na alfredo

maternidade alfredo da costa. 24.00. um futuro-quase-pai e quatro amigos. não havia esquina, nem solidó, mas havia um carro-vassoura com famous, gelo e copos de plástico. também havia minis. um fim de noite improvável com pessoas improváveis.
anetodas. álcool. risada. boa disposição. alegria porque o nascimento não deve ser celebrado de outra forma.
grávidas. muitas grávidas em fim de gestação. pais, rostos de ansiedade encostados às cadeiras da urgência. cigarros. telefones a tocar a toda a hora.
dor. agonia. contracções que vão e vêm e quando vêm trazem a força de mil trovões.
abraços. outro gole de uísque partilhado pelas bocas. abraços. medo: "e se o bebé nasce com algum problema?" não nasce. frémitos percorrendo o futuro-quase-pai e os amigos, que os disfarçam sob o álcool, os cigarros e os abraços.
afonso. teresa. miguel. família desenhada sob o olhar atento de médicos e enfermeiros. scooter. o médico que fará o parto veio de scooter. deixou o carro em casa e veio de scooter. boa! um médico que viaja de scooter. alívio.
sinos. sinais. cansaço. espera. mais abraços. histórias de angola, de uma angola que foi o passado de uns, é o presente de outros e a terra prometida para os que sobram. que são poucos. quase nenhuns. só um: eu!
brindes. conversas em frente e dentro do carro-vassoura. fotografias para aprisionar a memória e não deixá-la falar por si. tradição. falta dela.
tradicional improvisado. nascimento adiado. já falta pouco, mas o pouco parece tanto. abraços. até amanhã. e amanhã nada disto soará igual.

Nenhum comentário: