sexta-feira, outubro 08, 2010

Palco da vida

"Para ser performer é preciso odiar o teatro. O teatro é falso. A faca não é real, o sangue não é real, as emoções não são reais. A performance é exactamente o oposto."

Marina Abramovic, performer


A acreditar no que diz a performer, Marina Abramovic, sou daquelas que ama o falso. Mas o falso que sabe a verdadeiro, cheira a verdadeiro e se sente como verdadeiro: de realidade, basta-me a minha...

2 comentários:

AR disse...

Bolas que frase brutal. Eu que sempre defendi que os actores jogavam com a verdade, com esse tornar o sangue falso, a faca falsa, as emoções falsas, o mais reais possíveis. É isso que vamos buscar ao palco: uma fuga da nossa realidade numa verdade alheia ou um espelho da nossa falsidade naquela verdade inteira :)

Fiquei a pensar nisto...

Sónia disse...

Eu também.
Primeira reacção: foi como se tivesse levado um chapadão na cara.
Segunda reacção: Já mais calma: a arte é toda ela falsa: TODA. Na medida em que apenas se detém sobre mundos possíveis, mesmo quando procura ser o mais fiel possível à verdade ou à realidade.
Quando narras um qualquer acontecimento, ele já não existe como facto "puro", pois sofre a trasmutação da tua própria subjectividade.
Nem a Marina Abramovic, enquanto performer, evita o falso.