terça-feira, junho 02, 2009

Não DEVOTA não VOTA

Sou uma cidadã, como tal, tenho uma série de deveres e de direitos. Em ano de eleições, não posso deixar de avaliar o meu percurso enquanto eleitora. Não preciso reflectir muito para chegar à conclusão de que exerci apenas em duas únicas ocasiões o meu direito de voto: uma para eleger o Jorge Sampaio como Presidente da República, outra para dizer sim ao aborto. O que significa que tenho um carácter perigosamente abstencionista. Em 15 anos, votei duas vezes!
Já me disseram que quem não vota não devia ter direito a manifestar a sua opinião sobre a política e os políticos.
Já me disseram que quem não vota não respeita as pessoas que morreram a lutar pelo direito ao voto.
Já me disseram que sou menos cidadã pelo facto de não votar.
Já me disseram que mais vale votar nulo ou branco, pois esses votos são contabilizados estatisticamente, do que não votar.
"Se a liberdade não é dizer o que eu penso, mas deixar os outros pensar diferente de mim", aceito que tudo isso possa ser verdade. Ainda assim, para mim, não faz sentido votar quando não me sinto mobilizada para tal. Julgo que numa sociedade democrática o não-voto deve ser tido não como uma desresponsabilização - os outros que decidam - mas como uma tomada de posição - não voto porque não há nenhuma cor, nenhum rosto, nenhuma campanha que me leve ao acto de fé subjacente ao voto: quem não é devoto não vota.
Não faz sentido que em democracia se possa coagir seja quem for a votar. Aliás, o não-voto é precisamente a forma dos cidadãos revelaram o seu cansaço em relação à hipocrisia da não rotatividade das caras no poder, às anedóticas campanhas políticas, à irónica falta de carácter e de moral de quem devia servir de exemplo aos cidadãos comuns. Os cargos públicos têm de ser actos de generosidade e não actos de galanteio ao orgulho e ao poder.
Enquanto ISTO for nem mais nem menos do que ISTO, não voto.

2 comentários:

Fi disse...

Que clarividência tão enriquecedora!!!
Adoro gente que me conquista com opiniões fundamentadas!!!
Gente honesta, com tomates para dizer aquilo que pensa, mesmo que isso signifique ser "pouco popular"
Isto sim, fazia falta nos governantes deste país!
Lindo!!!
Bjs

FigueiRita disse...

Bato-te aos pontos...
É que nunca me lembro de ter votado... Nunca e lembro de um apelo que fosse da parte dessa gente tão bem falante mas tão pouco fazedora.