terça-feira, julho 01, 2008

Virgem em 2.ª mão...

Em conversa com alguns amigos, apercebi-me de que tenho uma perspectiva um pouco diferente sobre o significado do estado civil. Por exemplo, não consigo compreender por que razão alguém que se casa e, mais tarde, se divorcia não volta a ser solteiro. A verdade é que a pessoa regressou ao estádio inicial, àquele que tinha antes de ter casado. Isto é, um contrato assinado por duas partes é dissolvido, logo, regressa-se ao ponto em que se estava antes da assinatura desse contrato: é por isso que me pergunto que raio significa ser-se divorciado?!

Parece-me, isso sim, que o divorciado acarreta uma série de constrangimentos sociais e uma marca de 2.ª mão ridícula e preconceituosa. Eu, apesar de figurar no meu BI "Div.", que pode significar Diversos; Diva; Divina; Divertida mas nunca, NUNCA, divorciada, assumo-me como solteira, pois é assim que me sinto: livre e pronta para amar novamente.
Claro que tudo acontece uma primeira vez e depois de tudo acontecer nada fica como antes, mas eu privilegio a ideia do início, assim como gosto de me pensar virgem em 2.ª mão, porque as segundas, terceiras, quartas, ou o que seja, podem sempre ser vividas como uma eterna repetição dessa primeira vez inaugural.

Nenhum comentário: