quinta-feira, janeiro 21, 2010

O passado no presente

Ao chegar à escola, ainda no carro, parados numa fila interminável de outros carros, que tentavam como nós aproximar-se do portão da escola; olho para o Rodrigo e, nesse relance de olhar, dou conta que traz apenas uma t-shirt por debaixo do casaco. O meu coração gelou.
Com uma calma subtil, aprendida nestes anos de maternidade, mandei-o olhar para o termómetro do carro e dizer-me os graus que este indicava:
- Onze graus, mãe - respondeu-me serenamente.
- Estás proibido de vestir apenas t-shirt para vir para a escola.
- Mas eu tenho casaco.
- O casaco não é suficiente. Ainda por cima, estiveste doente a semana passada: três dias, lembras-te? - não se lembrava, uma semana, na cabeça de um adolescente, equivale a um ano.
- Mas, mãe, eu não tiro o casaco - promessa pueril, inocente, mas impossível de cumprir, pensava eu, enquanto argumentava a sua ideia descabida de vir para a escola, em pleno Inverno, de t-shirt. Mesmo que seja a dos Guns N' Roses.
Assim que ele saiu do carro, satisfeito por poder mostrar a sua t-shirt fashion, voltei atrás uns aninhos e vi-me no lugar dele, em pleno Inverno, de camisola de gola alta, sem mangas, e parece-me ter ouvido também os gritos da minha mãe, que me dizia, quase a espumar da boca:
- SÓNIA PAULA, quantas vezes te disse que não quero que vás de braços ao léu para a escola com este frio?!

2 comentários:

Patrícia disse...

LLLLLLLLOOOOOOOOLLLLLLL
Não te queixes mto mas tb nao lhe digas q eras assim:P
O hábito de passar frio para andar fashion por acaso nunca tive, vamos la ver se o meu pequenote terá

FigueiRita disse...

Pois... é bem verdade que nele vejo reflexos teus... ;-)